COMO CALCULAR A NOTA DO ENEM 2018

Essa é uma das maiores dúvidas dos estudantes: como calcular a nota do Enem 2018? É a sua também? Antes de mais nada, tenha em mente que é com base na sua nota que você vai conseguir entrar para a faculdade que tanto sonhou.

Por isso, é preciso estar bem preparado para obter a melhor pontuação. Para ajudar você em relação à nota do Enem, preparamos esse material onde vamos explicar o que é a nota Enem, como calcular, para que serve e muito mais!

O que é o Enem?

Foi criado em 1988, e a sigla Enem significa Exame Nacional do Ensino Médio, onde através das provas são avaliados todos os conhecimentos adquiridos durante a escolaridade básica.

Como Calcular a Nota do Enem

Mas, principalmente, é usado como critério de seleção para ingressar numa instituição de ensino superior. O Enem conta com quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e uma redação.

O que é a nota média do Enem?

O Enem é composto de quatro provas e a redação. Ao todo, são 180 questões de múltipla escolha, sendo divididas em 45 para cada disciplina. Quando sai o resultado, na verdade, você vai ter uma média das provas e não uma nota para cada uma delas.

Lembrando que na redação, as notas podem variar de 0 a 1000. Mas quando o participante obtém zero, fica praticamente impossível de conseguir uma vaga.

O que é peso para calcular a nota do Enem 2018?

Como Calcular a Nota do EnemEssa é a grande questão, um tanto complicada, pois a nota média do Enem é calculada com base na teoria de resposta ao Item. Mas o que é isso? Na verdade, não basta apenas acertar as questões, mas existem também parâmetros para cada uma das questões.

Por exemplo, quanto mais participantes acertam determinada questão, menor será sua pontuação. E o contrário também vale, isto é, quanto menos participantes acertarem uma questão, maior será a pontuação.

O Inep é quem é responsável por calcular a nota do Enem, mas fica praticamente impossível o estudante fazer esse cálculo, pois não tem como saber os critérios avaliados.

Para que posso usar a nota?

Em primeiro lugar, é importante saber como acessar a sua nota do Enem. Veja agora como acessar:

Como Calcular a Nota do Enem

  • Acesse a Página do Participante enem.inep.gov.br;
  • Informe o CPF e senha cadastrados.

Agora, onde você vai poder usar sua nota do Enem? Basicamente é para entrar numa faculdade, seja pública como privada. Para você ter uma ideia, são distribuídas mais de 200 mil vagas para instituições federais pelo Sisu, sendo um processo seletivo muito concorrido.

Além disso, com base na sua nota, é possível concorrer a bolsas de estudos pelo ProUni ou conseguir um financiamento estudantil pelo Fies.

Como Calcular a Nota do Enem

Você sabia que o Inep tem parceria com algumas universidades de Portugal, onde o Enem é aceito como forma de ingresso? Basta entrar no site da faculdade e clicar na opção de ingresso com a nota do Enem 2018.

Algumas faculdades particulares também aceitam o Enem como forma de ingresso. Para saber mais, acesse o site da faculdade e confira se aceita.

Nosso conteúdo foi útil?

Como Calcular a Nota do EnemApesar do cálculo da nota do Enem ser um pouco complicado, o que você precisa ter em mente é que quanto mais preparado estiver, maiores são suas chances de ingressar numa faculdade.

Se o nosso conteúdo foi útil para você, compartilhe com seus amigos. Quem sabe eles também estão cheios de dúvidas?

Publicado por Matheus Belfort

Possuo 27 anos e sou natural do Rio de Janeiro, especificamente, Ipanema. Possuo pós graduação em Letras, cursado na faculdade de Harvard. Gosto muito de ajudar meus alunos, por isso também faço parte desse site fornecendo conteúdo. Quer ficar por dentro de todos os meus conteúdos? Me siga nas redes sociais! ()

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *