INSCRIÇÃO ENEM 2018

Inscrição Enem 2018 – Essa é a primeira vez que você vai fazer o Inep Enem? E está um pouco inseguro porque não sabe muito bem como funciona? Então chegou no lugar certo. Vou te explicar tudo direitinho e tenho certeza que depois de você ler todo esse artigo, pelo menos a maioria das suas dúvidas estarão resolvidas, combinado?

Você sabe que o caminho mais fácil de ter acesso a um curso superior é através do Enem inscrição, seja para instituições públicas quanto privadas. É sempre bom lembrar que o Governo Federal oferece vários programas sociais para facilitar a entrada de jovens e adultos de baixa renda nas universidades, como o Prouni e o Fies. Então vamos lá!

CONHEÇA O ENEM

Inscrição Enem 2018Para começar, vamos entender um pouco o que significa Enem. É o Exame Nacional do Ensino Médio e é a melhor forma para você entrar em uma faculdade ou universidade. Você vai fazer uma prova Enem onde tem questões de todas as matérias que você estudou durante o Ensino Médio e o Enem existe em todos os estados do país.

Um dos principais objetivos do Enem 2018 é claro, é a entrada em um curso superior, mas vai um pouco além disso. É uma forma para que vários estudantes, independente de sua classe social, de onde estudaram poderem ter acesso ao curso superior.

Inscrição Enem 2018

E você não tem noção de quantos estudantes têm esse sonho e é por isso que o Enem é tão concorrido principalmente em relação às faculdades públicas. Por isso, se você tem também esse sonho, não perca essa oportunidade e não deixe de se inscrever no Enem.

REQUISITOS:

  • Estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio
  • Possuir RG e CPF
  • Possuir residência fixa

Muitos candidatos que por algum motivo não conseguiram realizar o Enem em anos anteriores, podem prestar o exame contanto que tenham concluído o ensino médio.

  • ATENDIMENTO ESPECIAL:

Inscrição Enem 2018

Para os candidatos portadores de alguma deficiência, os requisitos e as orientações para as inscrições são as mesmas, mas no momento da inscrição do Enem deve selecionar qual o tipo de deficiência.

Isso é muito importante porque ele pode solicitar um atendimento especial no momento da prova, como por exemplo:

  • Salas com fácil mobilidade, principalmente para os cadeirantes
  • Provas em braile ou com uma letra maior
  • Presença de um tradutor intérprete de libras

Agora, caso o candidato esteja hospitalizado, seja gestante ou que esteja amamentado e os idosos também poderão solicitar um atendimento especial.

  • ENEM PRISIONAL:

Inscrição Enem 2018Muitas pessoas que estão privadas de liberdade também têm a possibilidade de fazer o Enem e é chamado Enem PPL. Para você ter uma ideia, em 2017, no mês de dezembro, cerca de 32 mil presos fizeram as provas, espalhados em mais de mil unidades prisionais de 577 municípios.

As provas são aplicadas dentro das próprias unidades e o conteúdo das provas é exatamente o mesmo. Os agentes penitenciários ficam prestando a segurança e segundo relatos, as provas Enem 2018 são transcorridas na maior tranquilidade. Vale ressaltar que em alguns municípios, o Enem teve que ser adiado por causa dos conflitos e greves, mas já foi reaplicado.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO ENEM 2018

Inscrição Enem 2018Realizar a inscrição é bem simples e fácil! Como as inscrições Enem 2018 ainda não foram abertas e geralmente acontece por volta do mês de maio, uma ideia é você acessar sempre o site do Inep Enem para verificar direitinho quando serão abertas.

Vou te falar como é feita a inscrição:

Inscrição Enem 2018

  • Acesse o site oficial (enem.inep.gov.br) e clique em “Inscrição”;
  • Vai preencher uma ficha de inscrição e para isso precisa de seu RG e CPF;
  • Informe o seu CPF e data de nascimento e será gerada uma senha;
  • Preencha a ficha de inscrição com todos os seus dados, como nome, CPF, nome do responsável, endereço, telefone, etc;
  • Você vai criar uma senha e é com essa senha que você pode acessar a página do estudante;
  • Depois é só seguir o passo a passo e finalizar a inscrição.

Lembrando que vai ser gerado um boleto para pagamento da taxa e para você ter uma ideia, no ano passado o valor dessa taxa foi de R$ 82,00.

Agora, todos os alunos que estudaram o Ensino Médio, que sejam bolsistas em escolas particulares e que declararem carência, não precisam pagar essa taxa. Sua inscrição apenas será confirmada somente quando o sistema receber o pagamento Enem 2018.

EDITAL ENEM

Inscrição Enem 2018Uma das coisas que você não pode deixar de ler é o Edital Enem e sabe por que? Porque você vai encontrar todas as informações sobre inscrições, o que cai nas provas, como consultar o gabarito Enem e o mais importante de tudo, o resultado 2018 Enem.

Você terá também acesso a todas as datas, o que é permitido nos dias das provas e muito mais! Vale muito a pena dar uma lida! Basta acessar o site do Inep (www.enem.inep.gov.br) e você pode escolher a versão em pdf, em texto ou em libras.

É muito importante ficar por dentro de todas as informações e é uma garantia a mais para você poder realizar suas provas com muito mais tranquilidade e segurança.

PROVA ENEM 2018

Inscrição Enem 2018Como eu já te falei, tem questões de todas as matérias durante o Ensino Médio. São 4 provas de múltipla escolha e cada uma tem 45 questões. E sem falar na redação, não é mesmo? Por falar em redação Enem 2018, vale ressaltar que ela deverá ter no máximo 30 linhas.

Nos anos anteriores, as provas eram aplicadas num mesmo final de semana, mas no ano anterior houve umas Enem 2018 mudanças. As provas são divididas em dois finais de semana.

Veja as disciplinas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Redação.

NOTA DO ENEM

Inscrição Enem 2018Então, são 4 provas mais a redação, certo? Cada uma terá sua própria pontuação, chegando no máximo a 200 pontos. Depois, somam-se as cinco notas e divide-se por 1000 e essa que será a sua nota do Enem final.

Agora, se você deixar uma prova em branca, escrever somente 7 linhas na redação e  ainda se os avaliadores perceberem que você não atendeu a algumas exigências, como por exemplo, não respeitou os direitos humanos ou escreveu algo completamente diferente do tema da redação, ela será zerada.

DICAS PARA FAZER O ENEM

Vou te dar umas dicas bem legais para que você possa conseguir uma das vagas. O Enem é muito concorrido, imagine estudantes do Brasil todo lutando pelas vagas? Então preste bastante atenção no que eu vou te falar:


  • Quanto mais preparado você tiver, maiores serão as suas chances. Como o conteúdo das provas não muda muito, procure já ir estudando. Uma dica Enem 2018 o que estudar é pegar as provas de anos anteriores e assim você já terá uma noção de como são as provas.

  • No próprio site, existe simulado 2018 Enem para você fazer. Faça um deles e veja como se saiu. De repente, precisa se focar mais em uma matéria do que em outra.

  • Quando as inscrições forem abertas, é bem capaz do sistema ficar sobrecarregado em razão de milhares de estudantes acessando ao mesmo tempo. Insista e logo você conseguirá fazer a sua e nunca deixe para a última hora.

  • Manter-se atualizado é fundamental. Muitas vezes, o tema da redação tem a ver com algum assunto atual, que pode estar acontecendo tanto no Brasil como no mundo. Por isso, leia jornais, assista noticiários e quanto mais informado você estiver melhor.

 CONSIDERAÇÃO FINAL

Inscrição Enem 2018Como já te falei, o Enem é super concorrido e as vagas para determinados cursos são poucas se pensarmos na quantidade de candidatos. Por isso, o ideal é se preparar com bastante antecedência. Não se esqueça de olhar o local de prova!

Agora, lembre-se também de dar uma descansada para poder repor suas baterias e assim, com a mente mais descansada fica bem mais fácil de absorver os conteúdos. Boa Sorte!

Publicado por Matheus Belfort

Possuo 27 anos e sou natural do Rio de Janeiro, especificamente, Ipanema. Possuo pós graduação em Letras, cursado na faculdade de Harvard. Gosto muito de ajudar meus alunos, por isso também faço parte desse site fornecendo conteúdo. Quer ficar por dentro de todos os meus conteúdos? Me siga nas redes sociais! ()

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *