NOTA DO ENEM 2018

O Enem já está se aproximando e muitos estudantes ainda têm muitas dúvidas em relação à nota do Enem 2018. Antes de mais nada, saiba que o Enem (Ensino Nacional do Ensino Médio) foi criado para substituir o antigo vestibular e hoje, é a maneira mais fácil de ingressar em uma universidade, seja pública ou privada.

Por isso que é tão concorrido, onde os estudantes dedicam anos dos seus estudos para conseguir finalmente realizar seu sonho de cursar uma graduação. Então, você vai fazer o Enem, mas não sabe muito como funciona o cálculo da nota, para que serve a pontuação e muito mais? Basta me acompanhar que vou lhe explicar tudo sobre a nota do Enem.

Como é calculada a nota do Enem?

Você já deve estar cansado de saber que a nota do Enem 2018 é calculada em cima das quatro provas, certo? Só para lembrar, as provas são divididas em quatro áreas de conhecimento mais a redação. E quais são essas áreas?

NOTA DO ENEM 2018

  • Ciências Humanas;
  • Ciências da Natureza;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática.

São 45 questões por prova, totalizando 180, além da redação que se trata de um texto dissertativo e argumentativo. Na verdade, além de serem verificados os acertos, outros parâmetros são avaliados.

NOTA DO ENEM 2018Por exemplo, se você acertar uma questão que a maioria não acertou, sua nota aumenta. Assim, fica difícil você ter uma ideia real de qual vai ser a sua nota, porque não sabe nada sobre esses parâmetros avaliados, pois a cada edição do Enem, os parâmetros de avaliação mudam.

Os estudantes não têm como saber quais são as questões que valerão mais ou menos. O sistema soma as notas de todas as matérias e faz a divisão por quatro. Mas para saber se você se saiu bem, é preciso que essa média tenha sido acima de 450. E no caso da redação, a nota pode variar de 0 a 1000.

Lembrando que o estudante que quer ingressar numa universidade, não pode ter zerado a redação.

Para que a nota do Enem é usada?

NOTA DO ENEM 2018A principal finalidade da nota do Enem é ingressar numa instituição do ensino superior, seja pública ou particular, desde que essa instituição aceite a nota do Enem como forma de ingresso. Além disso, para você ter direito a alguns programas do governo, como o SISU, ProUni e Fies, é necessário ter feito o Enem.

Por exemplo, o SISU (Sistema de Seleção Unificada) permite ao estudante escolher a universidade pública que deseja cursar, com base na pontuação exigida por cada uma delas. Pois cada curso exige uma pontuação mínima e quanto mais concorrido for o curso, essa pontuação aumenta.

NOTA DO ENEM 2018

Já para conseguir o ProUni e o Fies, é preciso ter obtido, pelo menos, 450 pontos e não ter zerado a redação. No caso do ProUni, é um programa voltado para famílias de baixa renda, onde o aluno tem direito a bolsas em universidades particulares. E você pode usar a nota do Enem para concorrer ao Fies, que é um financiamento para estudar em instituições privadas.

Uma das principais dúvidas dos estudantes é que pensam que basta participar do Enem 2018 que sua vaga já vai estar garantida. E não é bem assim que acontece. É preciso seguir algumas regras. O ideal é acessar o site oficial do Enem e ali você vai encontrar todas as informações de cada um dos casos listados acima.

Onde posso usar minha nota do Enem?

NOTA DO ENEM 2018Então, como já foi dito, é através da nota do Enem que o estudante pode ingressar numa faculdade. É sempre bom lembrar que é preciso saber se a instituição escolhida aceita essa nota como método de ingresso e é necessário que o aluno tenha obtido uma pontuação acima de 450 pontos e não tenha zerado a redação. Mas cada instituição estipula uma pontuação mínima. Por isso, vale a pena buscar quais os requisitos básicos para o ingresso.

Nosso conteúdo foi útil?

NOTA DO ENEM 2018Conseguiu tirar suas dúvidas? Entendeu como se faz o cálculo da nota do Enem e para que ela serve? Se você vai fazer o Enem, saiba que quanto mais preparado tiver, maiores serão as suas chances de conseguir aquela tão sonhada vaga.

Preste muita atenção à divulgação das notas para que não perca o prazo das inscrições. Geralmente depois da divulgação, em poucos dias as vagas são preenchidas. Se o nosso conteúdo foi útil para você, compartilhe com seus amigos. Quem sabe eles também estão com as mesmas dúvidas?

Publicado por Matheus Belfort

Possuo 27 anos e sou natural do Rio de Janeiro, especificamente, Ipanema. Possuo pós graduação em Letras, cursado na faculdade de Harvard. Gosto muito de ajudar meus alunos, por isso também faço parte desse site fornecendo conteúdo. Quer ficar por dentro de todos os meus conteúdos? Me siga nas redes sociais! ()

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *