QUANDO SAI O RESULTADO DO ENEM?

Se você está se preparando para o Enem, com certeza deve ficar ansioso não apenas em relação às provas, mas também quer saber quando sai o resultado do Enem, não é mesmo?

Foram tantos meses estudando, quantos finais de semana em cima dos livros e o que você mais deseja é se sair bem nas provas e entrar logo para a faculdade.

Separamos aqui alguns itens bem interessantes e que são dúvidas da maioria dos participantes: quando sai o resultado, como a prova é corrigida e muito mais. Vamos lá?

Conheça o Enem 2018

O Enem 2018 (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado em 1988 e tem como principal objetivo avaliar os conhecimentos dos estudantes, além é claro de servir como porta de entrada para universidades, tanto públicas como particulares.

QUANDO SAI O RESULTADO DO ENEM

O exame do Enem é composto por quatro provas objetivas, no total de 180 questões objetivas e uma redação, sendo feitas em dois finais de semana, nos dias 4 e 11 de novembro. Vale lembrar que só pode realizar o Enem 2018 quem já concluiu ou está concluindo o Ensino Médio.

QUANDO SAI O RESULTADO DO ENEM?

Geralmente, o resultado do Enem só sai na segunda quinzena de janeiro. Segundo o Inep, o resultado será divulgado no dia 17 de janeiro de 2019. Lembrando que para você saber qual foi a sua nota, basta entrar na Página do Participante e informar seu CPF e senha cadastrados no momento da inscrição do Enem.

QUANDO SAI O RESULTADO DO ENEM

Na Página do Participante, você também acompanha a sua inscrição, consulta seu cartão de confirmação, além de saber o local da sua prova e nota.

COMO É FEITA A CORREÇÃO DA PROVA?

QUANDO SAI O RESULTADO DO ENEMEssa parte é um pouco mais complicada, pois a prova é corrigida segundo um método chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI). Na verdade, não basta ter obtido um determinado número de acertos, mas também são levados em conta outros aspectos, como por exemplo, a quantidade de estudantes que acertaram determinada questão.

Assim, quanto mais estudantes acertem uma questão, menor valor ela terá. A grande questão aqui é que somente o Inep é quem define que questões são essas, logo, você vai ter que esperar o resultado do Enem sair.

O QUE FAZER COM A NOTA DO ENEM

A nota do Enem é o caminho mais fácil para você ingressar numa faculdade, desde que ela aceite a nota como forma de ingresso. Abaixo você vai conferir para que serve a nota:

  • Participar do Sisu;
  • Concorrer a bolsas pelo Prouni;
  • Conseguir um financiamento pelo Fies.

Só para você saber que para ser participante do Sisu, é preciso que você verifique a pontuação mínima exigida pela faculdade. Já para concorrer a uma bolsa do ProUni, o aluno deve ter obtido, pelo menos, 450 pontos e não ter zerado a redação. Além de cumprir alguns requisitos, como a faixa de renda.

Mas se você quer cursar uma faculdade particular e não tem condições financeiras de arcar com as mensalidades, pode solicitar o Fies. Mas também não pode ter zerado a redação e ter obtido, no mínimo, 450 pontos.

NOSSO CONTEÚDO FOI ÚTIL?

QUANDO SAI O RESULTADO DO ENEMConseguiu tirar todas as suas dúvidas? É muito normal que os participantes do Enem fiquem muito ansiosos quanto ao resultado do Enem, mas o mais importante é se preparar da melhor forma para o exame e assim conseguir aquela tão sonhada vaga. Se o nosso conteúdo foi útil para você, compartilhe com seus amigos!

Publicado por Matheus Belfort

Possuo 27 anos e sou natural do Rio de Janeiro, especificamente, Ipanema. Possuo pós graduação em Letras, cursado na faculdade de Harvard. Gosto muito de ajudar meus alunos, por isso também faço parte desse site fornecendo conteúdo. Quer ficar por dentro de todos os meus conteúdos? Me siga nas redes sociais! ()

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *