REDAÇÃO ENEM 2018

Quando se fala o assunto redação Enem 2018, os estudantes chegam a ficar meio que apavorados porque acreditam ser o grande “bicho-papão” do Enem inscrição, mas não existe motivo para todo esse medo.

O interessante é que se fica especulando no decorrer de todo o ano, qual será o tema da redação Enem e na maioria das vezes, é um tema completamente diferente do que estavam pensando. Quer saber mais sobre redação Enem? Então vem comigo!

ENTENDA A REDAÇÃO ENEM 2018

A redação Enem 2018 é um ponto forte do Enem porque só ela vale 1000 pontos. Você tem que prestar muita atenção para que sua redação não seja zerada. Vou te dizer algumas coisas que podem fazer com que os avaliadores te deem nota 0:

  • Fugir do tema;
  • Escrever somente 7 linhas;
  • Deixar em branco;
  • Fazer desenhos;
  • Escrever em outro idioma;
  • Não obedecer à estrutura dissertativo argumentativa;
  • Assinar a redação fora do local que tem que ser.

O Inep Enem 2018 divulga uma cartilha do estudante e lá você pode encontrar em maiores detalhes todas as informações que precisa sobre a redação Enem.

POSSÍVEIS TEMAS REDAÇÃO ENEM 2018

Redação Enem 2018Antes de começar a falar sobre temas redação Enem 2018, vale lembrar que você precisa fazer o simulado Enem, antes de fazer a prova, pois você sabia que no Enem de 2017 somente 53 estudantes conseguiram tirar a nota 1000? É isso mesmo. Dizem que uma das razões para isso tenha sido que os candidatos fugiram totalmente do tema.

E por falar em tema, em 2017, o tema da Enem redação foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. E os candidatos encontraram muita dificuldade! É bem provável que no seu cursinho ou na sua escola, os professores comecem a levantar possíveis temas, mas é muito difícil prever qual será o escolhido.

O mais importante é você estar sempre atualizado, por dentro do que está acontecendo tanto aqui no Brasil como no mundo porque na maioria das vezes, o tema tem mais a ver com alguma coisa mais atual, tá certo?

COMO É FEITA A CORREÇÃO?

Na hora da correção da redação Enem, eles levam em consideração várias coisas. Vou tentar te explicar para que você entenda melhor:

Redação Enem 2018

  • Ter domínio da escrita do Português;
  • Compreender o que está sendo pedido e ter o conhecimento até de outras áreas para desenvolver o tema;
  • Organizar as ideias e as informações para defender seu ponto de vista;
  • Saber usar seus conhecimentos da língua para elaborar sua argumentação;
  • Propor alguma solução para o problema.

Então, cada um desses itens pode ter uma nota Inep Enem que pode variar de 0 a 200 pontos, podendo chegar a 1000 pontos, deu para entender? Você vai saber o resultado Enem redação após ela ser corrigida por 2 professores, vale ressaltar que um não vai ficar sabendo da nota do outro.

Agora, caso se perceba que as notas que esses 2 professores deram foram muito, mas muito diferentes mesmo, um terceiro professor vai fazer a correção. Isso acontece logo após que sai o gabarito Enem 2018.

Uma questão que gerou muita polêmica no ano passado foi o candidato que desrespeitasse os direitos humanos, teria zerada sua redação Enem. Mas depois de uma resolução da justiça, o candidato teria toda a liberdade para expressar seus pensamentos e não seria mais penalizado por isso.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Redação Enem 2018Como você pode ver, a nota da redação Enem é muito importante! Só ela pode valer 1000 pontos! Muitas vezes, você não pode ser muito bom em uma ou em outra matéria e se a nota for muito boa, pode até compensar alguma outra nota baixa que você tenha tirado. Estava até esquecendo de falar uma coisa: procure escrever sua redação de forma legível. Já imaginou quem estiver corrigindo sua redação não entender nada?

Mas isso não quer dizer que você não tenha que se dedicar e se preparar. Tenha sempre uma coisa na sua cabeça: quanto mais preparado você estiver, maiores serão as suas chances de conseguir entrar para uma universidade. Por hoje é só isso, não esqueça de conferir o local de prova Enem 2018 correto e boa sorte!

Publicado por Matheus Belfort

Possuo 27 anos e sou natural do Rio de Janeiro, especificamente, Ipanema. Possuo pós graduação em Letras, cursado na faculdade de Harvard. Gosto muito de ajudar meus alunos, por isso também faço parte desse site fornecendo conteúdo. Quer ficar por dentro de todos os meus conteúdos? Me siga nas redes sociais! ()

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *